1. Faça um planejamento estratégico
O empreendedor deve montar um planejamento estratégico, etapa onde as empresas criam processos para organizar os recursos. É muito comum nesta etapa definir as metas, elaborar o plano de ações e estipular o orçamento que será investido.
2. Fale sobre sua ideia
É muito importante ouvir o que as pessoas pensam sobre um determinado assunto, de certa forma, você estará fazendo uma pesquisa de opinião, que irá trazer pontos importantes para o projeto. Não tenha medo de achar que irão copiar a sua ideia, é muito rico trocar experiência com outro empreendedor.
3. Monte um plano de negócios
Esse é o momento de avaliar os erros e acertos. Todo empreendedor deve encarar os erros como oportunidades de aprendizado. Analise as falhas e se for preciso, altere os processos e mude as estratégias.
4. Estude seus clientes
A chave do sucesso é você conhecer os desejos e necessidades dos seus clientes. Um empreendedor não pode se limitar ao tamanho do seu público-alvo e às suas preferências. É preciso compreender o comportamento, costume, estilo de vida de quem você pretende alcançar.
5. Seja formal
O empreendedor que opta pela informalidade, vai trilhar o caminho errado. Geralmente, o principal motivo é o não pagamento de impostos. A consequência é que o crescimento do negócio fica comprometido, visto que não se pode emitir nota fiscal, abrir conta em banco, utilizar máquinas de cartão de crédito e até empréstimos com taxas diferenciadas para pessoas jurídicas.
6. Tenha uma organização financeira
O empreendedor que não tem organização e controle com suas finanças, está colocando o seu negócio sob grande ameaça.
7. Não misture gastos pessoais com os do negócio
Acontece com muita frequência, principalmente com os pequenos negócios, o empreendedor passar por dificuldades financeiras e recorrer a recursos da empresa para pagar os seus gastos pessoais, ou vice-versa.
8. Negocie com fornecedores
São duas medidas que o empreendedor tem que estar sempre aplicando. A primeira é rever constantemente os gastos e economizar sempre que possível. A segunda é negociar com fornecedores, principalmente descontos e prazos. No pagamento à vista geralmente concede-se desconto, o que diretamente impacta num custo menor do produto, que significa uma maior margem de lucro.
9. Gestão de estoque
O gerenciamento de estoque é fundamental para o sucesso do negócio.Um controle dos materiais é necessário, principalmente com mercadorias que possuam prazo de validade.
10. Marketing
É necessário aplicar estratégias de comunicação, para que os clientes saibam do seu produto e lembrem dele como referência de qualidade, quando precisarem. Algumas estratégias possuem um custo menor, por exemplo, envio de newsletter para o e-mail dos clientes, informando as promoções e as redes sociais como canais de comunicação entre empresa e cliente.
FONTE: https://blog.fundace.org.br/empreendedor/
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