Leandro Canova

Entendendo como funciona a Motivação.


A motivação é algo que está com os seres humanos desde o início dos tempos, podendo ser considerada algo intrínseco ao ser humano e está diretamente ligada a algum desejo ou vontade. Por exemplo, se o nosso desejo é viajar o mundo, então estaremos motivados a ir trabalhar para juntar dinheiro para realizar esse desejo. Se não houver desejo, não existe um porquê de querer ir trabalhar. Com isso, pode-se dizer que o desejo
de muitos é receber dinheiro, tendo em vista que muitos sonhos são comprados com dinheiro, como viagens, carros, casas e bens materiais em geral. Por isso, no caso das organizações, o trabalho da motivação é mostrar todos os desejos que a pessoa conseguirá realizar com o salário que recebe.
Nos casos de desejos que não são comprados com dinheiro diretamente, como o desejo de constituir uma família, ter filhos, começar um novo hobbie, a motivação não estará mais ligada ao trabalho de forma direta. Também é possível afirmar que a motivação vai depender do “prêmio” que está em jogo.
Com base nessas observações, é possível dizer que para ter motivação, precisa-se de um motivo, como a própria palavra diz, um motivo que leva a uma ação, ou seja, uma ação que é desencadeada por um objetivo final a ser atingido. Esses motivos podem ser divididos em emocionais, cognitivos e biológicos/hereditários.
Dessa forma, pode-se concluir que a motivação é como um estado de espírito que nos leva a realizar determinada ação, pensando em algo que é nosso objetivo no final.


Referências:
TADEUCCI, Marilsa de Sá Rodrigues. Motivação e Liderança. Curitiba: IESDE Brasil S.A.,
2009

inicio

Siga nas redes sociais @palestranteleandrocanova

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *