Leandro Canova

5 lições de Star Wars

Se existe uma pessoa no planeta Terra que nunca tenha ouvido falar em Star Wars (ou Guerra nas Estrelas, se você optar pela tradução), é porque — no mínimo — ela veio de uma galáxia muito, muito distante.

1. “Tentar, não. Faça ou não faça. Tentativa não há.”   

A frase é de Mestre Yoda durante uma conversa com Luke Skywalker e nos mostra que a vida é uma só. Ou seja, não dá para ficar sentado esperando acontecer. 

2. “O medo é o caminho para o lado negro.”

Também faz parte de um diálogo de Mestre Yoda e continua com “o medo leva à raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento”. Forte, não é mesmo? A ideia é não deixar esse sentimento paralisar suas ações.

3. “O dobro do orgulho, o dobro da queda.”

Quando você deixa o orgulho dominar suas ações, não se abre para outras pessoas e pode afastar amigos e colegas. Também resulta em muito problema para assumir erros. Ninguém é uma ilha e as pessoas se beneficiam quando trocam experiências.

4. “Luke, eu sou o seu pai.”

Vamos lá: Luke Skywalker teve que se reinventar e repensar todos os seus valores após essa descoberta. Essa foi uma notícia ruim que poderia paralisá-lo, mas não foi o que aconteceu. Ele foi resiliente e se tornou o último Jedi. A moral da história é que você não deve se esconder atrás dos problemas — use-os para se fortalecer!

5. “E se a democracia que pensávamos estar servindo não existe mais?”

Quem disse isso foi Padmé Amidala, crush máxima de Anakin Skywalker. Essa frase mostra um senso crítico que devemos sempre ter, principalmente em um momento no qual há uma chuva de informações em nosso celular. 

Na prática, você não precisa ser uma esponja e só absorver o que lhe falam. Pode questionar sempre ou mesmo buscar mais informações. Um jeito interessante de construir sabedoria é ler e assistir a muita entrevista. Pense criticamente no ponto de vista da pessoa e se pergunte se concorda e o porquê.

FONTE: https://blog.unicesumar.edu.br/

Gostou da dica?

inicio

Siga nas redes sociais @palestranteleandrocanova

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *